Análise Splatterhouse 3 (parte 2)

Análise Splatterhouse 3 (parte 2)

 

Movimentação

O personagem pode se mover nas oito direções (cima, baixo, esquerda, direita e suas diagonais). É interessante observar que o personagem ao entrar em uma sala tem a movimentação livre, mas a partir do momento que chega ao meio da tela (considerando eixo x) distanciando-se do ponto de origem (onde entrou na sala) ele fica “fixado” no centro da câmera do cenário no eixo X e o cenário move-se passando por ele como uma esteira.
A movimentação em Y seria o pulo propriamente dito e em Z a movimentação pelo cenário na vertical.

Eixos Movimento Sidescrolling

Eixos Movimento Sidescrolling

Exemplo de Eixos

A movimentação pelo eixo Z é na verdade uma movimentação livre pelo eixo Y dentro de certo limite (imagem).
A principal diferença entre a movimentação dos eixos Z e Y é a demarcação. O deslocamento no eixo Y é um pouco maior, tendo em vista que o personagem também pode pular, alcançando o ponto máximo (superior da tela) do eixo Y.
Um fator que contribui também para a percepção da profundidade do cenário é que o piso (chão) é desenhado de forma a passar essa impressão (de profundidade) como é mostrado na figura abaixo.

Splatterhouse 3 Pulo Sidescrolling

Splatterhouse 3 Pulo Sidescrolling

Cenário
O cenário do jogo é estático, não apresenta nenhuma animação. É até aceitável, pois o jogo se desenrola por dentro da mansão de Rick e não existe uma necessidade de exibir um background ao longe como em Super Mario World onde existe a movimentação do cenário por onde Mario se move e a movimentação do background ao longe. Seria interessante que alguns elementos da cena apresentassem animações, como o relógio e o fogo das velas por exemplo.

Mudança de Cenário
O jogador mudará de cenário avançando pela mansão entrando em outras salas. Para isso ele utiliza-se das portas (é nada…). Ao entrar em uma sala, as portas desta estarão fechadas e só se abrem após Rick derrotar todos os inimigos. Derrotados os inimigos da sala, as portas são liberadas deixando a escolha da direção a ser tomada pelo jogador. É bem comum encontrar salas com mais de duas portas. Também é possível voltar à sala de onde veio. Quando você retorna para uma sala onde já matou os monstros, eles não reaparecem em alguns casos ressurgem monstros mais fortes. A mudança de cenário é suave, ao entrar na porta o cenário escurece aos poucos e em seguida aparece o novo cenário na tela (não aparece de forma gradativa).

spatterhouse_personagem_mascara3

spatterhouse_personagem_mascara3

É durante algumas mudanças de telas que aparecem as cutscenes* mostrando o desenrolar da historia.

Splatterhouse Personagem Jennifer Beast

Splatterhouse Personagem Jennifer Beast

* cutscene é quando o gameplay do jogo é interrompido e são exibidas informações sobre o universo do jogo em si. É nesse momento que o jogador vê o enredo se desenrolar, as motivações do(s) personagem(s) dentre outros aspectos gerais.

splatterhouse3_cutscene

Splatterhouse3 Cutscene

 

Voltar para ver a Parte 1 da Análise de Splatterhouse 3

Avançar para ver a Parte 3 da Análise de Splatterhouse 3

 

Leave A Response

You must be logged in to post a comment.