Análise Splatterhouse 3 (parte 3)

Análise Splatterhouse 3 (parte 3)

 

Mapa
Ao derrotar todos os monstros de um ambiente não só as portas se abrem como também fica possível ver o mapa do andar onde você está. Para isso basta apertar o botão “start”. O mapa mostra os cômodos da casa, a localização do jogador e também o chefe da fase.
Para mostrar a localização do personagem no mapa, basta usar uma variável para guardar o valor da sala onde ele se encontra. Ao entrar na sala a variável recebe o valor correspondente a mesma e quando o mapa é exibido, basta pegar o valor da variável e exibir no mapa a localização da mesma.

Fases
O jogo é composto por 11 fases, sendo que dessas onze, 5 são fases secretas que podem ser jogadas apenas se o jogador terminar a fase deixando no mínimo 2 minutos. Caso consiga completar a fase e ainda tiver dois minutos sobrando o personagem antes de seguir para o próximo estagio será conduzido à fase secreta e só depois voltará ao “curso normal” de jogo. Abaixo segue uma lista com os nomes originais das fases e suas traduções entre parênteses.

Stage 1 Mansion 1st floor (Primeiro andar da mansão)
Stage 2 Mansion 2nd floor (Segundo andar da mansão)
Stage 3 Mansion 3rd floor (Terceiro andar da mansão)
Stage 4 Mansion Basement (porão da mansão)
Stage 5 The Dark Stone (a pedra negra)
Stage 6 The Mask (a mascara)
Stage X The Strange Zone (A zona estranha)

Obs: Lembrando que a fase X somente é acessível se as outras fases forem terminadas com o relógio marcando dois ou mais minutos e esta não aparece depois da ultima fase.

Lista dos personagens
Rick: Personagem principal esposo de Jennifer e pai de Dave.
Jennifer: esposa de Rick.
David: filho de Jennifer e Rick
Mascara: a mascara que concede habilidades especiais a Rick.

Lista de inimigos
Zombie*: zumbis sem cabeça, um dos inimigos mais simples do jogo. Ataca com socos.
Aberração 001: parece uma mistura de alienígena com demônio possui garras nas mãos e pés (patas?). Ataca com socos (garras), suas versões mais fortes tambem são capazes de pular e dar rasteira (carrinho do futebol).

Fatzombie* uma espécie de zumbi gordo, infligem uma quantidade considerável de dano. Ataca utilizando a boca, dando mordidas. Sua forma mais forte alem de atacar com mordidas também usa um ataque em que corre com a boca fazendo um bico dando uma “bicada” em Rick (só falta pedir, “mim dá bejo?”).

Aberração 002: esse monstro tem o rosto deformado e sua cabeça parece emendar com as costas formando uma espécie de corcunda. Ataca com soco (é estranho, mas ele abre a boca quando soca).

Aberração 003: esse monstro tem os dentes saltados para fora da boca e olhos bem salientes. Aparentemente tem os braços cortados. Ataca com a língua, que sai da sua boca atingindo o oponente também pula e dá rasteiras (que parece um jogador de futebol dando “carrinho”), também pula.

Aberração 004: cabeça de cachorro e corpo de monstro. Possui três patas e um ferrão que sai da parte avermelhada embaixo dele entre as patas. Ataca utilizando o ferrão, mordidas também cospe uma gosma e pula.
Giant hand*: Uma mão gigante que emerge do chão. Não tira muito dano, mas atrapalha bastante a passagem de Rick em determinadas salas. Tem como função apenas atrapalhar Rick em algumas salas.
Aberração 005: Aparenta ser um fantasma, mas na verdade é apenas uma cabeça coberta por panos. É capaz de ficar intangível, ataca com uma mão (com garras) que sai por debaixo do pano, depois de uns golpes o pano cai deixando a cabeça exposta. Sem o pano cobrindo a cabeça ela ataca abrindo a boca e de dentro dela (da boca) sai um braço (na verdade não é um braço e nem uma língua, é tipo um apêndice).

Foulbeast*: Primeiro chefe. Depois de certa quantidade de dano perde a face. Aparece em fases seguintes como “inimigo comum”. Inicialmente ataca cuspindo uma gosma, quando está sem rosto ataca usando a lingua que sai da boca parecendo um braço (eles se batem, se agarram, se lambem… acho que a censura não foi pelo fator “terror”). Quando aparece depois como inimigo (a partir da segunda fase) é capaz de defender os ataques, ele pula tambem.

Boreworm: segundo chefe, ataca cuspindo pequenos boreworm’s e com cabeçadas, é capaz de se defender de ataques. Depois de levar umas porradas a cabeça explode, nessa segunda forma ele ataca se jogando no chão de um lado para o outro (parece o dash do magaman 8) e com cabeçadas (mas como?),

Nightmare Teddy*: Chefe do terceiro andar. Quando aparece, tudo que esse chefe faz é correr pra cima do Rick desesperadamente (um ursinho de pelúcia correndo pra te abraçar… esse jogo foi censurado porquê mesmo?) isso faz com que Rick o agarre – querido leitor, eu não sei o que você faria se um urso de pelúcia corresse pra se agarrar com você, mas eu jogaria ele no chão gritaria, “de olho no lanceee!”. Não tem como não bater numa criatura nojenta (das trevas) que insiste em ficar abraçado com você, depois e descer o sarrafo (não tente usar o “roundrouse kick” pois ele desvia se abaixando) a parte de cima do urso se rasga e ele começa a por as manguinhas pra fora (na verdade os braços) – o mais engraçado da coisa é o urso se rasga, os braços do monstro saem e ele chama você como quem diz: “eu já te abracei muito, vem me abraçar agora”, e é aí que começa o verdadeiro desafio. A segunda forma desse chefe ataca correndo (usando os braços como pernas) e mordendo ao mesmo tempo, ele vai correndo pra cima de Rick e ao mesmo tempo em que mostra sua boca e seus dentes, enquanto dá essa carreira ele passa por dentro do “roundrouse kick”. Ele também ataca utilizando suas garras (tipo dando socos, mas só na segunda forma).

Aberração 006: Quarto chefe. Primeiro aparece como uma bolha (de sabão?), na verdade é um casulo, seu ataque é simples, como o chefe anterior só mostra sua verdadeira face depois de levar umas boas bordoadas. Depois que o casulo se rompe aparece o verdadeiro desafio, ataca com mordidas e também emite eletricidade, dando choque se Rick estiver perto o bastante dele (Pikachu, choque do trovão!).

Evil One: Quinto chefe. Suas reais intenções são libertar a Dark Stone e com seus poderes restaurados dominar o mundo. Ataca com socos, e consegue disparar bolas de energia e raios de sua cabeça. Depois de alguns golpes sua pele fica rachada, e alem dos golpes que já possui ganha um novo: uma cabeça sai do seu tórax, como se saísse das rachaduras.

Mascara: Sexto e ultimo chefe. A máscara revela suas reais intenções depois que Rick derrota Evil One. A máscara junta-se aos pedaços do corpo do Evil One e começa a atacar Rick. Em sua primeira forma (apenas um busto voador q mistura o visual de Rick mutante e Evil One) ataca fazendo sair fogo do chão e disparando bolas de energia de si mesmo. Depois de apanhar um pouco assume forma de cabeça gigante, nessa forma ela pode se teletransportar e ataca com uma copia fantasmagórica q sai de si mesma rodando (é como se fosse a mistura de um fantasma e um pirocoptero).
Os ataques não variam muito em seus tipos, os monstros no geral atacam com mordidas, linguadas (existe esse verbo?), socos e cuspindo gosma, a variação de ataques maior é entre os chefes das fases. Também foi falado que alguns monstros pulam a principio eu não entendi muito o q eles queriam pulando, já que não causam dano ao pular no personagem, eu pensei que era um artifício pra dar medo já q é um jogo de terror… Pense bem , você vê duas aranhas (as mais venenosas e mortais do universo) e uma pula em cima de você, de qual você fica com medo? Mas depois de tanto bater, arremessar e chutar monstros eu percebi que quando pulam o Box de colisão some, ou seja, ficam invencíveis enquanto pulam(no ar)!

Obs: os nomes seguidos de “*” foram retirados da internet (fóruns e afins), os outros que não tinham um nome oficial (retirados do próprio jogo) foram batizados de “aberração” seguido de um numero.

Rick Mutante
Rick pode transformar-se em uma forma mais poderosa de si mesmo. Para isso utiliza as “Power Stones” (nome retirado do game). Ao coletá-las a barra de Pow (Power?) vai enchendo. Para utilizar a energia das Power Stones basta pressionar o botão “A” (no joystic do mega drive), Rick imediatamente se transformará em sua forma mais poderosa, seus ataques ficam mais fortes e alguns diferentes ataques ficam disponíveis nessa forma. Rick retorna ao normal quando a barra acaba ou quando derrota todos os monstros da sala. A barra leva aproximadamente 1 minuto e 20 segundos para acabar (estando cheia), se Rick perder uma vida (e esta não for a ultima) a barra também acaba. Quando os inimigos de uma sala são eliminados Rick volta a sua forma mais fraca mesmo ainda restando energia na barra de Pow. Rick não pode se transformar em uma sala que não tenha monstros.

Ver também Parte 1 da Análise de Splatterhouse 3

Voltar para ver a Parte 2 da Análise de Splatterhouse 3

Avançar para Parte 4 da Análise de Splattterhouse 3

Leave A Response

You must be logged in to post a comment.