Apresentação do Novo Xbox One

Apresentação do Novo Xbox One
Aconteceu hoje dia 21/05 pontualmente das 14:00h às 15:00h a apresentação do Novo Xbox One. O console da Microsoft para próxima geração de consoles. E nossa primeira visão foi surpreendente, tinha um “algo” que não esperávamos. Primeiro o nome, quando todos esperávamos o Xbox 720 ou como saiu em alguns blogs , Xbox Infinity. O nome do novo console é Xbox One.

Vamos começar pelo começo, o console agora com o Kinect ligado de cara, realmente de cara ele reconhece o rosto do usuário e já acessa seu profile automaticamente, muito legal isso. O console também atende e entende seus comandos de voz e gestuais, isso sim é incrível. Poder controlar não só o dashboard mas toda funcionalidade do console por gestos e comando de voz.

phil spencer

O Xbox One, realiza “alt+tab” nas tarefas podendo mudar do modo tv, para game ou menu de canais, mudar o canal da tv, abrir tendências etc. e isso com muita suavidade. Me pareceu até agradável ficar experimentando essas funções. Falando com o videogame “”xbox watch tv” ou então “music”, “movie”, “game”, “search”, “internet explorer”. Fora esses comandos de voz, ele também captura seus movimentos para mover um tile, fechar ou expandir a seleção. Junto com tudo isso, ainda por comando de voz ou gestual também há o Snap. Quem já está usando o Windows 8 ou o Surface deve estar bem familiarizado com esta funcionalidade. Trata-se de deixar uma área lateral com uma barra para uma tarefa secundária enquanto executa a primeira no plano principal.

A exemplo disso, foi mostrado no vídeo, o comando “xbox snap internet explorer” deixando na lateral um espaço para navegação enquanto rolava um vídeo do novo star trek na tela principal. Logo em seguida foi sequenciado o comando “xbox favorite star trek” e o console marcou o vídeo nos favoritos.

xbox_one_kinect_integrado1

Muito se falou sobre todas as suas funcionalidades estarem conectadas com a Nuvem, muita coisa em Cloud, mas não ficou muito específico o quê, além do profile e suas playlists, favoritos, videos, músicas e save games. Também foi falado, mas sem qualquer atenção ao tempo Cross Game. Então.. não posso dizer nada sobre isso.

Ele veio reafirmando sua proposta de “All in One“, ou seja “Tudo em Um”. De forma simples, estável e bastante completa dá todas as ferramentas usuais tanto para o cotidiano quanto para a jogatina. Ainda seguindo este conceito, tem sincronização completa com o Windows Phone 8 de favoritos e outras coisinhas assim como pode ser inteiramente controlado pelo Smart Glass, já disponível no Xbox 360.

Ainda montando o conceito de All in One, o novo Xbox One também integra o Skype, aí você diz: mas isso já tinha no Xbox 360! Bem, já tem, mas com video call em grupo? Chamadas durante uma partida e o vídeo em Snap? Sem a necessidade de um headset?  É isso que ele faz agora.

E trouxe uma coisa que me deixou bastante intrigado. Integração com conteúdo programático da TV. Assim, se eu já terei isso mais outras N funcionalidades ao meu dispor, o que me atrairia para comprar uma Smart TV? Porque não deixou faltar nada até agora.

xbox one menu guide tv

Na parte de conteúdo para TV, haverá conteúdo exclusivo para o Xbox assim como, por controle de voz, eu posso a qualquer momento do futebol por exemplo e dizer “xbox show guide” e o console abre uma tela em snap com placar, estatísticas, melhores momentos e várias outras informações. Além disso tudo, ainda pode salvar o que estiver passando na tv para você gravar um momento que queira tê-lo salvo.

E para dar suporte a toda essa tecnologia de conexão, Cloud gaming, e comunicação, a Microsoft está contando agora com 300.000 mil servidores espalhados por todo o globo terrestre.

Partindo para produtoras, só foram poucas as visitas. E logo antes da primeira chegar, foi anunciado e não só essa vez que o novo Xbox One já chega com 15 franquias exclusivas!, a primeira foi a EA Sports com Andew Wilson. Que mostrou o que agora são capazes de fazer no novo console, disse o que achou de melhor e encerrou seu pronunciamento informando: “Fifa 14 is only on Xbox One”, ou seja Fifa 14 será exclusivo do Xbox One.

xbox_one_forza5_ea_sports_show

xbox_one_ea_sports_ufc

Logo depois foi a vez de Phil Spencer apresentar o novo Forza 5, pronunciar levemente um novo Max Payne e Watch Dogs, fechando sua apresentação com um PQ* de um conceito novo em jogos que há décadas, centécadas, séculos, vem se cogitando: Juntar jogos com filmes. Lembram do conceito do Reavy Rain? Dessa vez a produtora Remedy conseguiu criar um jogo de storyteller onde “chose you make” faz a diferença, chamado Quantum Break. O jogo inicia com um filme mesmo, com atores e logo em seguida vai para o jogo. Dependendo das suas ações em jogo, o filme vai sendo montado.   ç*__*   (isso é lindo!)

Em seguida a EA Sports subiram ao palco, Nancy Teller e Bonnie Ross para falar da franquia que estourou desde o Xbox (o mais antigo, a primeira versão), o Halo. Informaram que a série continuará no Xbox One e que agora com um poder gráfico e computacional muito maiores.

Durante a apresentação de Bonnie ela fez uma surpreendente revelação, anunciou o lançamento de Halo TV Séries e que será dirigido por Steven Spielberg, que fez uma breve apresentação mostrando sua satisfação e vontade de conduzir este novo projeto que é bem a linha dele mesmo.

xbox_one_bonnie_ross_halo

E para fechar o evento subiu ao palco, Heric Hershing para apresentar o novo Call of Duty: Ghost. Mostrou a equipe de produção super empolgada com a nova realização. Videos de captura de movimento, inclusive de cães. Mostrou que agora conseguem utilizar castshadow com eficiência muito maior além da qualidade que poderá ser empregada nas texturas, tais como pêlos nos braços, sujeira nas unhas, pequenas feridas e marcas na pele com uma clareza muito maior. E antes de terminar o evento com o trailer do novo Call of Duty, falou meio como se alfinetasse alguém; “com mapas e conteúdos exclusivos para o Xbox One”.

No geral, gostei da apresentação, do novo visual e também do nome que fez surpresa. O joystick não foi tão alterado e muito conhecimento do 360 será reaproveitado. Entretanto, não tem como não comparar com a apresentação do PS4, que também deixou algumas pedras soltas. Esta apresentação do novo Xbox One não pronunciou nada sobre qual a configuração ou arquitetura do console.

xbox_one_reveal_nancy_teller_bonnie_ross

Acredito que tanto o Xbox One quanto o PS4 estão muito bem na fita, estão indo por um bom caminho. Mas ambas tiveram ambições diferentes. Enquanto a Sony esteve preocupada com o Cloud Gaming e deixar outros jogadores vêem você jogando ou assumindo suas partidas de onde estiverem, a Microsoft esteve ocupada tentando tornar o Xbox One um verdadeiro centro de entretenimento não só para o jogador mas para a família, trazendo interatividade e comunicação para famigerada TV da sala.

 

Leave A Response

You must be logged in to post a comment.